terça-feira, 25 de agosto de 2009

euodeioexcessodecortisol.com.br

Atendendo ao pedido da Lia Aderaldo, aqui vai:
O que é o tal cortisol?
- é um hormônio que é liberado quando o corpo se encontra em situações de alto estresse físico e mental e alta temperatura.É essencial que o cortisol liberado seja controlado para otimizar o ganho de massa muscular. O grande problema para quem quer ganhar massa muscular é o excesso de cortisol. Conheça os perigos do excesso de cortisol: Perda de músculos e acúmulo de gordura na barriga; Menor utilização da glicose; Baixa imunidade; Perda de memória e dificuldades de aprendizagem; Osteoporose.



**Dicas para evitar o excesso de cortisol:
-Pratique exercícios (aeróbicos e com pesos): exercícios feitos de forma correta, apesar de aumentar o estresse, vão neutralizar os efeitos do cortisol a longo prazo.
-Evite ficar horas treinando na academia. Um treino (seja aeróbico ou com pesos) para ser eficiente não precisa durar mais do que 1 hora.
-Exercícios - aeróbicos ou com pesos - liberam endorfina que inibe a atuação do cortisol.
-Alimentação: para controlar a liberação de cortisol, comer logo após acordar e logo depois dos exercícios são as melhores horas. Tanto carboidratos como proteínas são importantes nessas horas.
-Controle o estresse: Já que o cortisol é liberado em resposta a situações estressantes, seja física ou emocional, é muito importante tentar se controlar nessas situações.
-Aumente o consumo de vitamina C: Estudos tem mostrado que pessoas que tomam 3 gramas de vitamina C por dia tem níveis de cortisol mais baixos. Alguns profissionais defendem o consumo de até 5 gramas/dia. (a vitamina C não é tóxica em grandes quantidades) Procure um médico!!!
-Sono: durante o sono profundo o cortisol está no seu nível mais baixo, e o hGH (hormônio do crescimento) está no seu nível mais alto. Então procure dormir bem a cada noite.
-Reduza o consumo de cafeína: Devido ao efeito estimulante da cafeína, 2 ou 3 copos de café por dia já são suficientes para aumentar os níveis de cortisol.
Em qualquer situação de estresse, o organismo secreta mais cortisol, que favorece a deposição de gordura na barriga!!! Portanto, vamos ficar zen!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário